FILMES MARINA ABRAMOVIĆ E PINA
Essa segunda postagem também é da aula de quinta feira e é dedicada aos resumos/comentários dos filmes passados como tarefa, Pina foi o primeiro filme assistido e acabou sendo uma surpresa, é difícil escrever muito sobre ele além da sinopse e das características da arte de pina principalmente porque grande parte dele é a prática da performance em sí, mas sem mais delongas segue abaixo o trabalho:
PINA:
O filme, assim como Marina Abramović, são de certa forma mais semelhantes à documentários, ele apresenta diferentes performances da coreógrafa antes de sua morte e a opinião e informações a respeito dela, que são dados pelos bailarinos. A característica principal dada inicialmente é o uso da dança como ferramenta linguística, que é apresentada de forma tão poderosa quanto as palavras, na verdade, é feita para superar os limites da fala, sendo possível na teoria para os bailarinos transmitirem qualquer informação, dependendo da habilidade do dançarino e de alguns outros fatores. Basicamente, é a utilização do corpo para transmitir sentimentos, histórias e percepções para os receptores da performance. As performances de Pina retratam muito das histórias dos bailarinas dela, o que reflete um sentimento catártico entre aquele que recebe e quem transmite. É mais do que perceptível que o mais destaque da performance é o uso do corpo para transmissão de mensagens que são traduzidas da abstração e transformadas em informação, nesse cenário o uso do objeto é estabelecido como um obstáculo, algo a ser atravessado.
Marina Abramović:The artist is present
O nome do filme se refere a obra de Marina na exposição MoMA, museu de arte moderna de moscou, que será explica mais à frente. A obra conta parte da história de Marina Abramović como artista e sobre suas obras, Marina é uma artista performática, foi uma das primeiras na área e é considerada a avó/diva da arte de performance, seu antigo parceiro Ulay, fez obras com a artista durante boa parte de sua carreira artística. Ulay era como a alma gêmea dela, sua personalidade e estilo artístico radical encontravam suporte na dedicação dele pela arte, fizeram várias obras juntos que transmitiam a conexão entre homem e mulher, mas o relacionamento dos dois acabou chegando ao fim na obra denominada "The lovers" em que ambos percorreram a muralha da china em direções opostas até se encontrarem. A arte de performance se destaca pelo uso do corpo como ferramenta principal da composição artística e se destaca a forma radical que esse objeto (corpo) transmite suas idéias, como o uso do nu, sangue, dor, violência, perseverança e pela interatividade com o público. O uso do corpo como expressão artística curiosamente não parece se apresentar como um obstáculo, pelo contrário, apesar do artista estar limitado ao corpo, as possibilidades do que pode fazer com ele são infinitas. Tais características se refletem de certa forma na exposição Marina Abramović:the artist is present citada anteriormente, nela a artista permanece sentada, durante 9 horas por dia em três meses, imóvel de frente para os espectadores que se sentavam em frente dela um de cada vez. Na obra Marina estabelecia uma conexão com a pessoa que se sentava à frente, ambos pareciam compartilhar de uma certa empatia entre eles pelo mero olhar, o ato de se sentar na frente de outra pessoa imóvel por um período indeterminado de tempo, tornando Marina um reflexo do "espectador" (agora integrante da obra) e vice-versa. Antes de finalizar, é válido destacar uma das partes citadas no filme que me chamou atenção, que seria, o desejo de Marina de ser observada e apreciada pelos espectadores, nesse sentido fica bem claro como a artista se funde na obra se tornando arte em sí, de certa forma parece que Marina poderia ser compara ao quadro de arte, cuja a "função" é ser observado, ele se alimenta de opiniões, pensamentos e sentimentos daqueles que observa, assim como Marina Abramović.
Comentários
Postar um comentário