Nossas imagens vilem flusser
O manifesto de Vilem traz novamente o embate já visto em sua palestra de imagem televisiva e espaço politico, mas dessa vez ele expõe mais a ideia de conflito e evolução entre imagem e escrita. A imagem como sabemos foi a primeira forma de representação do mundo fora da mente do homem e com o passar do tempo evoluiu para trazer melhor essa ideia, entretanto passou a ficar mais poderosa e ser manipulada e idolatrada, segundo Flusser, a escrita por consequente foi criada para evitar isso, explicar a imagem tempos depois o se visualiza o inverso com o advento da imprensa de Gutemberg. E assim esse jogo e embate se mantem até hoje, como podemos ver na importancia das cores nas superfícies dos itens e objetos que consumimos e o advento das tecnoimagens vemos diariamente a imagem ganhou mais poder, fato citada no começo do manifesto. Entretanto o climax da obra se da pela invenção da fotografia, tecnoimagens e consequente chegada do que ele chama de "Pós história". As tecnoimagens são imagens produzidas pelas maquinas, sua ideia paira sobre a objetividade da representação, sendo preferível o uso de simbolos ao objeto em sí, por isso é mais mascarada e deve ser decifrada. Um exemplo banal do dia a dia é a televisão que transcoda sinais eletromagneticos em imagens, ele transforma texto, eventos e história em tecnoimagens informação e pós história. Todo tipo de acontecimento, recurso, arte e escrita é sugada cada vez mais rapidamente e transformada em imagem de televisão. Para Flussel o individuo que se torna alienado as informações programas tem como salvação o desenvolvimento de mentalidade crítica, a tecnoimaginação, isto é, a capacidade de decodificar essa informação mascarada, descobrir como ela funciona e o que ela significa.
Perguntas feitas durante o documentario:
_ Quais foram os acontecimentos do momento citado por Vilém na Romenia?
- Efeitos da televisao como ferramenta anti-politica?
-Qual o futuro da imagem e escrita como ferramenta humana?
respostas ao analisar o manifesto (e a aula de ontem)
-esta ligado as mobilizacoes da populacao do movimento e a forma como as imagens foram utilizadas
- Seu efeito alienadora, entregando materia pronta ao ser digerida diretamente, justamento o contrario da consciencia critica necessaria na politica
- como explicado for flusser no quarto estagio depende da capacidade individual de entender a tecnoimagem por meio da crítica historia, caso contrario suspeito que o futuro seja o controle das massas pela midia
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