Trabalho dos fotógrafos
a seguir esta o link da atividade no google docs ( o trabalho feito por mim e por outros colegas é o do grupo 2):
https://docs.google.com/presentation/d/1mVLOzNK6yfyPKlkLA7x--stWYnI4AoYNmJ7BCmvWreo/
a seguir as falas de cada um:
minha: Roger Humbert foi pioneiro da fotografia concretista na suiça, nasceu em Nîmes e durante suas primeiras fases como fotografo comecou fotografando imagens de performance ao vivo e posteriormente cenas naturais
Quanto a imagem, assim como as outras da sua fase concretista baseava-se no uso dramático das luzes e sombras, essas fotos eram feitas sem cameras, isto é sua composição se dava pelo processo de gelatina de prata coloidal, em que uma solução de sal de prata cobria uma superficie de acetato e quando em contato com a luz, os atomos de prata dispersos gravavam a imagem, apresentando um resultado como o do fotograma escolhido
Aline:Um dos pioneiros do fotojornalismo, Henri Cartier-Bresson, é um fotógrafo francês que se destacou no século XX. Com a sua pequena câmera Leica, esse indivíduo viajava e tirava fotos marcantes, que se diferenciavam pela espontaneidade. Seus retratos, em preto e branco, retratavam cenas cotidianas, momentos históricos e, até mesmo, figuras famosas, como Simone Beauvoir e Gandhi. Cartier-Bresson buscava tirar foto, majoritariamente, espontâneas, criticando, nesse sentido, as fotos artificiais e editadas. Segundo o fotógrafo, as imagens devem registrar os "momentos decisivos", instantes em que os elementos visuais e psicológicos das pessoas e do cenário conseguem representar bem a essência da situação fotografada.
Frase do fotógrafo: A fotografia fabricada ou encenada não me interessa. Há aqueles que produzem fotografias organizadas de antemão e aqueles que saem para descobrir a imagem e aproveitá-la. Para mim, a câmera é um caderno de esboços, um instrumento de intuição e espontaneidade, o mestre do instante que, em termos visuais, questiona e decide simultaneamente. Para “dar um significado” ao mundo, é preciso sentir-se envolvido no que se enquadra através do visor. Essa atitude requer concentração, uma disciplina de mente, sensibilidade e uma sensação de geometria – é por grande economia de meios que se chega à simplicidade de expressão. É preciso sempre tirar fotografias com o maior respeito pelo sujeito e por si mesmo".
Fotografia "Crianças brincando em ruína":
Essa fotografia, cujo nome é "Crianças brincando em ruína", foi tirada em 1933 pelo fotógrafo Cartier-Bresson. A imagem retrata crianças espanholas, que, na cidade de Sevilla, brincavam em meio a um cenário de escombros. Nesse sentido, é evidente um grande contraste entre o ambiente destruído e as crianças, que aparentam felizes enquanto se divertem. Observa-se que Cartier-Bresson prezou pela espontaneidade da foto. Assim, para garantir a naturalidade, o fotógrafo manteve as partes brilhantes de sua câmera pintadas de preto, com o objetivo de não ser detectado e garantir que a foto fosse, de fato, espontânea. Além disso, embora seja, muitas vezes, associada ao contexto da Guerra Civil Espanhola, a foto foi tirada 3 anos antes do início desse evento, podendo ser vista, dessa forma, como uma previsão da ruína que estava por vir.
Alice: Essa segunda imagem é um fotograma abstrato criado também na década de 60. Eu escolhi essa figura, porque ela traz uma representação da complexidade das técnicas de iluminação que Roger usava para a criação de imagens fotográficas e, também, porque ela representa um pouco das características gerais das suas criações.
Como é possível ver, a imagem apresenta uma variedade muito grande de tons e traços. Essa variação na tonalidade proporciona uma sensação de profundidade e os diferentes traços passam a sensação de movimento. A disposição das figuras também influencia bastante na profundidade da imagem e na formação de uma perspectiva.
Por causa da sua grande habilidade e das experimentações realizadas com a utilização de luz e sombras, como visto nessa imagem, Roger era considerado um cientista no ramo da fotografia. Ele mesmo falava que o seu trabalho era fotografar a luz.
João: Annie Leibowitz é uma fotografa natural dos Estados Unidos, que iniciou sua carreira nos anos 1960, fotojornalismo, até iniciar nos anos 70 seu trabalho com celebridades na revista Rolling Stones. Hoje, por sua fotografia de celebridades, moda e arte, é uma das fotografas mais renomadas do mundo. Sua obra se caracteriza por retratos dramáticos e peculiares, marcados pelo seu estilo vivo em cores, com cenários e poses cuidadosamente pensados, de tom intimista e uso misto da luz natural e artificial.
IMAGEM:Essa fotografia, de 1980, é tida como a mais icônica de sua carreira, e uma das da história da música, por ter captado John Lennon e Yoko Ono poucas horas antes do assassinato do músico. A fotografia foi encomendada para referenciar o autorretrato “The two virgens”, que os traz nus de pé em seu quarto, agora incluindo apenas Lennon. Este se recusou a ser fotografado sem a esposa, e esta, se recusou a ficar nua, imprimindo uma nova estética e tom a nova imagem. Leibowitz capita uma cena de forte senso de estranheza, pela posição fetal, nua e vulnerável do cantor em contraste com firmeza e serenidade de sua esposa vestida. Pela estética e contexto que a circunda se coloca como um símbolo de amor, numa forma pura e crua, e de perda, uma vez que, quando publicada, Yoko era viúva, e o mundo velava a perda de Lennon.
Pessoalmente, escolhi a foto porque conhecia o trabalho de retrato dela só num contexto de moda e celebridades. Essa imagem fugiu do que esperava do estilo dela, e carrega um contexto muito interessante por trás.
IMAGEM: Nessa fotografia da atriz Jessica Chanstain vemos muito bem as características de Annie, com seu estilo rico em cores vivas, no vermelho do cabelo contratante com o azul da roupa, o verde e o cinza do fundo. Apesar de ser uma imagem em movimento, com a modelo em um cavalo pronta para atirar um arco e flecha, vemos o também o cuidado de Annie com o cenário e composição dos entes na imagem capturada, pensado em cada detalhe. Fotos do backstage dessa foto mostram também o uso de luz natural, associada com pontuais artificias, típico da fotografa.
Aloisio: Nessa fotografia da atriz Jessica Chanstain vemos muito bem as características de Annie, com seu estilo rico em cores vivas, no vermelho do cabelo em contraste com o azul da roupa, e também o verde e o cinza do fundo. Apesar de ser uma imagem em movimento, com a modelo em um cavalo pronta para atirar um arco e flecha, vemos o também o cuidado de Annie com o cenário e composição dos entes na imagem capturada, pensado a cada detalhe. Fotos do backstage dessa fotografia revelam também o uso conjugado da luz natural associada com pontuais artificias, típico da fotografa.
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